Uma pedreira dentro de casa

Publié le par Vale da Trave - Covão dos Porcos

Os vizinhos mais próximos moram a uns 30 kms, é caso para dizer que é um local isolado, mas afinal nem tanto como isso.

Afinal eles moram longe mas vêem trabalhar a uns 300m sómente duma casa de habitação, na altura em que tudo isto começou não havia régras defenidas nem a autarquia responsável se interessava pelo que estava a acontecer, tudo isto se passa na serra longe dos olhares.

Os anos passaram, as explorações chegaram aos seus limites, o Parque Natural tomou poder, um estudo de Impacte Ambiental foi feito, no entanto estas pedreiras continuam, uma um grande buraco a menos de 300 metros de uma casa, a segunda ainda em actividade e com planos de continuar falando-se em mudar o caminho alí existente para uma possivel continuidade dessa exploração.

A que serve tudo isto, nem Parque, nem Estudo Ambiental, nem Assembleia de Compartes parecem  preocuparem-se do assunto. Neste caso não se reconhece autoridade a nenhum destes serviços que não pediram nem aviso, nem opinião do proprietário.

Será que a lei não estabelece uma distância a respeitar, será que durante todos estes anos em que se aperfeiçoaram a fiscalizar, este ponto ficou esquecido?

É de notar que as amizades os laços politicos e até mesmo familiares podem estar por cima de tudo isto, e como ninguém se queixou até agora, vamos esquecendo.

Prova que a lei não é igual para todos, várias são as provas existentes por esta serra onde uns são avantajados ao declinio dos outros.

Imaginar um momento que esta casa fosse propriedade de uma destas instituições  acima referidas, será que tudo ficaria na mesma?

A quando será que o PNSAC tomará as suas responsabilidades e devolva a este espaço o seu sossego e bem estar que aqui  era natural?

Publié dans Natureza

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article